Notícias


Jaguarão, 31 de julho de 2019.


160º Aniversário de Dona Carolina Cardoso Brum

Acervo Fotográfico do Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves

      Nesta quarta-feira, dia 31 de julho, a Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, relembrou o aniversário de Dona Carolina Cardoso Brum, filha do abastado fazendeiro Sr. José Cardoso de Brum e Dona Izabel Maria Ferreira Cardoso de Brum.
Dona Carolina casou-se em 06 de setembro de 1879 com o conceituado médico filantropo e político, Dr. Carlos Barbosa Gonçalves. Desse casamento houve a seguinte descendência: Além de cinco filhos falecidos precocemente, o casal teve mais três filhos, Dr. Euribiades Barbosa Gonçalves, Dona Eudóxia Barbosa de Lara Palmeiro e Dona Branca Barbosa Gonçalves.
Dona Carolina faleceu no ano de 1930 com 70 anos de idade, em sua residência, hoje Museu de nossa cidade, com datação de 1886, em estilo eclético, com elementos de decoração da mitologia clássica greco-romana e atualmente administrado pela Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, que foi constituída por vontade testamentária de sua filha, Dona Eudóxia Barbosa de Lara Palmeiro.



Visita do Governador do Rotary Club

           Na manhã desta quarta-feira (31), o Presidente da Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Sr. Cleber Omar de Oliveira Gonzalez, recebeu no Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, a visita do Governador do Distrito 4780 do Rotary Club, Sr. André Vilaverde Moutinho, acompanhado da esposa Andréa Becker. Participaram também da visitação, integrantes do Rotary Club de Jaguarão.




Ações Sociais

A Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, instituição de caráter cultural e assistencial, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, atendendo ao que preceitua em seu estatuto social, entregou no dia 18/07/2019, donativo no valor de R$ 12.000,00 (DOZE MIL REAIS) para a Associação Beneficente Cel. Augusto Cesar de Leivas e no dia 30/07/2019, donativo no valor de R$ 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) para a Coordenadora da 21ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.
                                                                                                                                                                       






Jaguarão, 11 de maio de 2015.



13ª Semana de Museus
Museus para uma Sociedade Sustentável

É com muita satisfação que informamos a nossa participação na 13ª Semana de Museus promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Sua promoção tem o objetivo de aproximar museus e sociedade, num convite à reflexão, discussão e troca de experiências sobre um tema específico, escolhido a cada ano.
Em 2015, a 13ª Semana de Museus acontecerá de 19 a 23 de maio.
Em atendimento à proposta, “Museus para uma Sociedade Sustentável”, nossa instituição museológica realizará uma exposição com o título “Universo da Matéria/Vestígios do Humano” de Graça Marques. 

A exposição estará aberta ao público, gratuitamente, em nosso museu, pela manhã  das 9h às 11h e pela tarde das 14h às 17h, de terça-feira, dia 19, até sábado, dia 23.



O sucesso da realização deste evento dependerá de sua presença.






















Jaguarão, 17 de setembro de 2014.

8ª Primavera de Museus
Museus Criativos

É com muita satisfação que informamos a nossa participação na 8ª Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Sua promoção tem o objetivo de aproximar museus e sociedade, num convite à reflexão, discussão e troca de experiências sobre um tema específico, escolhido a cada ano.
Em 2014, a 8ª Primavera dos Museus acontecerá de 22 a 27 de setembro.
Em atendimento à proposta, “Museus Criativos”, nossa instituição museológica realizará uma exposição com o título “Dr. Carlos Barbosa Gonçalves - O Líder Político, O Presidente de Nosso Estado e O Senador”. Concomitantemente, oportunizar-se-á a observação de melhorias que vimos realizando nesta casa e que vem de encontro ao tema.

A exposição estará aberta ao público, gratuitamente, em nosso museu, pela manhã  das 9h às 11h e pela tarde das 14h às 17h, de segunda-feira, dia 22, até sábado, dia 27.

O sucesso da realização deste evento dependerá de sua presença.





Jaguarão, 05 de outubro de 2013.


Encerramento da 7ª Primavera dos Museus


Entre os dias 23 e 29 de setembro, aconteceu a 7ª Primavera dos Museus. O Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, juntamente com o Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promoveram eventos em torno do tema: Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira.
Durante toda semana, o Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves e o Museu Alfredo Varela do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão montaram exposições sobre o tema proposto.
A expectativa foi de que a comunidade participasse, refletisse, discutisse e trocasse experiências sobre o assunto.
O resultado da exposição foi satisfatório, aproximadamente 500 pessoas estiveram nos eventos promovidos pelo Museu Dr. Carlos Barbosa durante essa semana.

















Fotos de Vânia Regina Medina Baucke

Sr. Paulo Eduardo Marques conselheiro da Fundação
  e a Srª Carla Almeida Caetano homenageada.
O evento de encerramento da 7ª Primavera de Museus aconteceu no dia 28 de setembro às 19h30min, com o lançamento do Catálogo do Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves. Na ocasião foram homenageados as seguintes personalidades: Srª Vânia Regina Medina Baucke presidente da Casa da Amizade de Jaguarão, a Srª Fátima Balhego proprietária da Boutique Bekarte, a Srª Carla Almeida Caetano responsável pela arte do Catálogo e o Sr Carlos Vilian Caetano responsável pelas fotografias.








Foto ao lado: Srª Vânia Regina Medina Bauke homenageada e  a Srª Carmem Terezinha Costa Presidente do Conselho Curador da Fundação.




 
  



Foto ao lado: Sr. Carlos Vilian Caetano homenageado e o Sr. Carlos Rogério Santos Cordeiro Presidente do Conselho Diretivo da Fundação.

Conselheiros e Funcionários da Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves




Jaguarão, 03 de outubro de 2013.



Desfile de Moda
7ª Primavera dos Museus

O Desfile de Moda Afro-brasileira promovido pela Boutique Bekarte em parceria com a Casa da Amizade de Jaguarão deu inicio a 7ª Primavera dos Museus no dia 23/09/2013 às 17h30 min, lançando sua Coleção Primavera Verão.

Apesar do mau tempo, o público foi satisfatório. Cerca de 150 pessoas compareceram ao Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves para prestigiar o evento.



 

Fotos de Vânia Regina Medina Baucke





Jaguarão, 19 de setembro de 2013.


7ª Primavera dos Museus
Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira

É com muita satisfação que informamos a nossa participação na 7ª Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Sua promoção tem o objetivo de aproximar museus e sociedade, num convite à reflexão, discussão e troca de experiências sobre um tema específico, escolhido a cada ano.
Em 2013, a 7ª edição da Primavera dos Museus acontecerá de 23 a 29 de setembro. Nesse período, o Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves e o Museu Alfredo Varela (do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão), instituições museológicas de nossa cidade, realizarão programações especiais em torno do tema Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira.

O sucesso da realização de nossa atividade dependerá de sua presença.


aguarão, 18 de julho de 2013.

Outorga de Medalha Cultural Dr. Carlos Barbosa Gonçalves

Fotos de Mara Neumann
Srª Maria Virgínia Radünz Gonçalves, Srª. Alejandra Saravia Affonso
 esposa do homenageado Sr. Helio Jacques Affonso e
Sr. Carlos Frederido Radünz Gonçalves, Vice- Presidente da Fundação. 

No dia 12.07.2013, reuniram-se em Sessão Solene os conselheiros da Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, com a participação de convidados.
O evento aconteceu no Salão Nobre do Museu Dr. Carlos Barbosa Gonçalves.
Sr. Carlos Rogério Santos Cordeiro, Presidente da Fundação 
acompanhado de sua esposa Srª. Clarice das Neves Macksoud,               
Srª Gilda Maria Pagliani  esposa do homenageado 
Sr. Wilson Luiz da Silva. 
Nesta solenidade foram homenageados com a Medalha Cultural Dr. Carlos Barbosa Gonçalves as seguintes personalidades: Dr. Wilson Luiz da Silva pelo reconhecimento a relevante serviço prestado à Fundação e o Dr. Helio Jacques Affonso novo membro do Conselho Fiscal da entidade.
Logo após os atos cerimoniais, foi oferecido um coquetel festivo a todos os presentes.








Foto ao lado: Srª. Maria Virgínia Radünz, Sr. Carlos Frederico Radünz, Sr. Eduardo Vilela Neves, Secretário da Fundação fazendo a leitura do regulamento da Medalha Cultural Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Sr. José Domingos Caetano, Diretor Executivo da Fundação, Srª Clarice Macksoud e Sr. Carlos Rogério Cordeiro.
Srª Maria Cecília Affonso (Mãe do homenageado), Sr. Helio Jacques Affonso, Srª Alejandra Saravia Affonso esposa do homenageado, Srª Ana Cecília Correa Emygdio e sua filha Sarah Correa Emygdio, Sr. José Domingos Caetano, sua esposa Srª Nelci Almeida Caetano, Sr. Carlos Rogério Santos Cordeiro e sua esposa Srª Clarice das Neves Macksoud, Sr. Eduardo Vilela Neves e sua esposa Srª Ivaniusa Longhinoti Neves, Sr. Cristiano Perez Duarte e sua esposa Srª Larissa Bitar Duarte, Sr. Carlos Frederico Radünz Gonçalves e sua esposa Srª Maria Virgínia Radünz Gonçalves, Srª Neusa Marilú Perez Duarte, Sr. Wilson Luiz da Silva e sua esposa Srª Gilda Maria Pagliani.


Jaguarão, 02 de maio de 2013.

Sessão de Autógrafos

No dia 18 de abril de 2013 aconteceu no Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, o lançamento do Livro "Jaguarão e os Militares - Dois Séculos na Fronteira" de autoria do Cel. James Bolfoni da Cunha, que proporcionou uma sessão de autógrafos. O evento  foi coroado com grande sucesso.
Mais de 100 pessoas fizeram-se presentes, entre elas, autoridades de Jaguarão e Uruguai, civis, militares e eclesiásticas.
Em manifestação do autor, houve o agradecimento a todos presentes e ao apoio recebido  àqueles que o ajudaram a compor o livro e à Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves proponente cultural do projeto.
Também usaram da palavra Sr. José Domingos Caetano (Presidente do IHGJ),  Ten Cel Rogério Marques Nunes (Cmt 12° RCMec e Delegado da AHIMTB/RS em Jaguarão), Dr. Eduardo Alveres de Souza Soares (Historiador) e o Sr.Luiz Ernani Caminha Giorgis (Cel Presidente da AHIMTB/RS).
Ao final do evento foi servido um coquetel de congraçamento.
O livro repercutiu satisfatoriamente na comunidade Jaguarense e mídia local, ficando assim, a Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves e o Cel. James Bolfoni da Cunha, com mais uma etapa cumprida.

Foto de Carlos Vilian Caetano












Jaguarão, 11 de abril de 2013.
Ações Sociais
A Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, atendendo ao que preceitua seu estatuto, realizou a entrega de benfeitorias para entidades do município.
Associação Augusto César de Leivas - Material e mão-de-obra para pintura da fachada e aberturas externas do Asilo 16 de Abril, a doação ocorreu no dia 31 de janeiro de 2013.




Santa Casa de Caridade de Jaguarão - Equipamentos para reestruturação e modernização do Centro Cirúrgico deste hospital, a doação ocorreu no dia 08 de agosto de 2012.
























Cooadesps (Cooperativa Aliança de Economia Solidária Prestadora de Serviços) - Uma impressora Apollo P - 2200 com manual e cd de instalação, em bom funcionamento; Dois cartuchos HP 20 Preto; Uma lâmpada de emergência para reciclagem, a doação ocorreu no dia 24 de janeiro de 2013.