segunda-feira, 15 de julho de 2019

Fundação Dr Carlos Barbosa Gonçalves



A descendência de Carlos Barbosa Gonçalves foi limitada, tendo apenas dois netos, filhos de Euribíades Barbosa Gonçalves: Carlos Barbosa Gonçalves Neto e Lucy Barbosa Gonçalves, ambos sem sucessão.

Ainda em vida, D. Carolina Barbosa Gonçalves deixou expressa a vontade que parte de seus bens fossem doados a uma fundação, já que seus únicos netos ainda eram solteiros. Sabendo disso, suas filhas, que ficaram morando na casa depois da morte do casal, mantiveram os bens da família conservados, chegando ao ponto, de em seus últimos anos de vida, morar apenas na ala oeste da casa, isolando assim o restante, para a melhor preservação da residência.

D. Eudóxia, mais conhecida como “Doquinha”, após a morte de sua irmã, D. Branca, fez cumprir a vontade de sua mãe deixando gravado em testamento a criação da Fundação.

Todos os bens das irmãs foram doados a essa fundação, inclusive a casa que abriga hoje o museu, conservada por elas com tanto apreço. Já os bens que cabiam ao Sr. Euribíades, que posteriormente foram herdados por seus filhos, foram doados por D. Lucy Barbosa Gonçalves, a última descendente viva do Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, que veio a falecer no dia 3 de setembro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário